Portal da Maquiagem

Conheça sete cursos gratuitos de maquiagem


 
O valor da mensalidade de alguns cursos de maquiagem não é mais empecilho para conseguir um certificado. Com ajuda de alguns cursos gratuitos é possível se capacitar e virar um profissional. Ideal tanto para quem está começando do zero, quanto para quem já trabalha na área e não tem um certificado, esses cursos oferecem qualificação e ampla grade de disciplina, que aborda os principais temas sobre o assunto. Selecionamos abaixo sete formas de você realizar um curso de maquiagem totalmente gratuito. Fique atento aos requisitos, conheça a programação do curso e escolha o que mais se adequa a sua necessidade: 
 
Projeto Ampliar (SP)
 
A instituição atende jovens dos 16 aos 28 anos, com o apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Além da faixa etária, são requisitos frequentar regularmente a escola ou já ter concluído o ensino médio, e ter renda familiar de até três salários mínimos.
 
Os interessados devem preencher ficha disponibilizada no site e comparecer pessoalmente na unidade nos dias e horários solicitados, levando cópias do RG, CPF, comprovante de residência, de escolaridade e de renda familiar.  No ato da inscrição, o candidato deve fazer uma redação e, após aprovação, será convocado para a segunda etapa, que consiste em uma entrevista.
 
Senac  - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial 
 
Por conta de uma parceria com o Governo Federal feita em 2008 que garante que mais brasileiros tenham oportunidades no mercado de trabalho, uma parte das vagas nos cursos do Senac são gratuitas. Esses cursos fazem parte do Programa Senac Gratuidade, em que o aluno pode ganhar uma bolsa de 50% a 100% em cursos livres de curta duração. Para se inscrever, é preciso ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, não estar matriculado em cursos do Senac São Paulo ou participando de outros processos de bolsas da instituição e não ter abandonado curso da instituição como bolsista nos últimos dois anos. Quem atende esses pré-requisitos, deve ler atentamente a politica de concessão de bolsas e se inscrever diretamente no site. O curso oferecido aborda os princípios da estética e da cosmetologia, maquiagem para embelezamento e conceitual, princípios do visagismo, referências de estilos modernos, história da maquiagem e conceitos da beleza, composição estética e mistura de cores e pigmentos.
 
Escola de Beleza (SP) 
 
A Escola de Beleza é um projeto de qualificação profissional do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O curso aborda técnicas de maquiagem, preparo da pele, maquiagem básica e automaquiagem, cosmetologia básica e específica para cosméticos, maquiagem sofisticada para noite, festas e noivas e tendências. É destinado às pessoas com mais de 18 anos e as aulas são realizados de segunda à sexta-feira, com duração de quatro horas por dia, durante dois meses. O aluno ganha todo o material didático, uniforme, auxílio-transporte e os que estão desempregados recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210 durante o período do curso.
 
As inscrições são feitas na sede do Fundo Social, localizada à Rua Ministro Godói, 180 – Parque da Água Branca. Os interessados devem levar RG, CPF e comprovante de residência. 
 
Faetec (RJ)
 
A Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferece o curso de maquiagem para maiores de 17 anos com ensino fundamental completo. O curso dura dez semanas. Entre as disciplinas estudadas estão: tipos e peles, preparação e correção, adequação da maquiagem à fisionomia, tom de pele, idade e personalidade da cliente e maquiagem social e eventos.
 
As unidades que oferecem o curso, chamadas de Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante, estão presentes em várias cidades do Rio de Janeiro como Xerém, Vila Rosário Pantanal, Vaz Lobo, Botafogo, Quintino Praça da Bandeira, Mangueira, Jacaré, Irajá, Ilha do Governador, Duque de Caxias, Santa Barbara, Rio do Ouro, Santa Cruz e Bonsucesso.
 
Para se inscrever, o aluno deve aceitar o termo de compromisso e efetuar sua inscrição online.
 
Via Rápida (SP)
 
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece cursos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O curso de maquiagem é oferecido nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Jacupiranga, Alto Alegre, Barrinha, Batatais, Campinas e Itu.
 
Para participar é necessário ter ensino médio completo, ser alfabetizado e possuir idade mínima de 16 anos. O curso capacita o aluno a fazer maquiagem social e caracterizações, massagens estéticas utilizando produtos e aparelhagem, além de selecionar, preparar e cuidar do local e dos materiais de trabalho.
 
A inscrição deve ser feita no site. Lá, você encontra um formulário, que deve ser preenchido com os dados pessoais, e uma relação com todos os cursos oferecidos pelo programa. Escolha o curso de maquiagem e envie o pedido de inscrição pelo próprio site.
 
As informações da ficha de inscrição serão analisadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para verificar se o perfil possui os requisitos necessários e para aplicação dos critérios de seleção. Quando as vagas estiverem disponíveis, você poderá ser chamado para o início do curso escolhido.
 
ONG Cosmética, Beleza e Cidadania (SP)
 
A ONG Cosmética, Beleza e Cidadania, em São Paulo, oferece aulas de maquiagem para pessoas a partir dos 18 anos, sem exigência de escolaridade. As aulas são realizadas pelo período de três meses.
 
Para participar o interessado deve fazer as inscrições na sede da ONG. É necessário levar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 (originais) e R$ 10,00 referentes à taxa de inscrição e carteirinha de identificação do aluno.
 
UNITEN (Sorocaba - SP)
 
A Prefeitura Municipal de Sorocaba por meio da UNITEN (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios) disponibiliza vagas para cursos de qualificação profissional, como o de maquiagem. Para a inscrição é necessário que o candidato compareça a um polo, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h para preencher a ficha de inscrição. O curso aborda maquiagem conceitual, princípios do visagismo, história da maquiagem e composição estética.
 
 
Fotos: Reprodução
 
-
 
 

Voltar
Enviar este conteúdo Imprimir
Indique o Portal da Maquiagem
Indicar para mais amigos
AVON
Copyright © 2008 Avon Products, Inc.