Portal da Maquiagem

Nada de olheiras


 

Saiba tudo sobre as olheiras e aprenda a disfarçá-las com maquiagem!

 

Quem é que não detesta se olhar no espelho e logo se deparar com elas? Quase sempre arroxeadas, as olheiras são um problema para muitas mulheres e podem ser causadas por vários motivos: noites mal dormidas, problemas circulatórios, estresse emocional, genética, período menstrual e cansaço. Mas a boa notícia é que com maquiagem adequada, é possível disfarçá-las, sim! Veja as dicas e truques que o beauty artist e finalista do Concurso Conexão Beauty Art 2009, Felipe Prochmann, de Curitiba, preparou exclusivamente para o Portal da Maquiagem!

 

CORRETIVO IDEAL

O super maquiador Felipe Prochmann, explica que o primeiro passo para uma maquiagem perfeita, é escolher o corretivo adequado para o tom da sua olheira e sempre seguir a regra de que ele precisa ser um tom mais claro do que a base. Veja as dicas do profissional:

Olheiras levemente escuras: Para esse tipo de olheiras, pode-se aplicar o corretivo um tom mais claro do que a base para criar um efeito de iluminação. Nesse caso, você aplica o produto tanto na pálpebra inferior como na superior (parte móvel do olho).

Olheiras profundas (roxas): O corretivo de tom amarelado é o mais indicado. Isso porque a cor amarela neutraliza o roxo. Para isso, você deve aplicar uma quantidade mínima de corretivo, somente na área roxa da olheira e depois passar base e pó para fixação.

Olheiras profundas com roxo, mas fundo esverdeado (exemplo: orientais e árabes): Esse tipo de olheira pode ser corrigido com corretivo de tom vermelho ou fundo avermelhado. Isso porque o tom de pele de certas etnias tem fundo cor de oliva e o vermelho ajuda a neutralizá-lo. Mas essa correção deve ser seguida da aplicação de base e pó na tonalidade de sua pele. 

Olheiras ou áreas escuras em pele negra: nesse caso, como dificilmente elas são roxas, não é necessário nenhum corretivo específico. O ideal é usar o corretivo que seja da mesma cor que a sua pele.

 

TRUQUES PARA APLICAR O CORRETIVO

- Aplique o corretivo aos poucos e em pequena quantidade.

- Passe o corretivo com a ponta dos dedos e somente na região que vai ser corrigida.

- Para que o produto fixe bem, aplique com leves batidinhas.

- Concentre a aplicação na olheira, sem espalhar para fora.

 

PASSO A PASSO PARA ESCONDER AS OLHEIRAS COM MAQUIAGEM

Se você tem olheiras leves, escolha um corretivo que chegue o mais próximo possível do tom de sua pele e aprenda a disfarçá-las seguindo o passo a passo:

1º Passo: Antes de começar a maquiagem, limpe e hidrate bem a pele. Adquira o costume de passar protetor solar diariamente. Depois, dê um leve toque com um lenço seco na região das olheiras para absorver o excesso de hidratante ou protetor que a pele não absorveu.

2º passo: Aplique pequenas quantidades de corretivo (para o seu tipo específico) somente na região da olheira. Com a ponta do dedo dê pequenas batidinhas e vá espalhando até ficar uniforme.

3º passo: O corretivo pode e deve ser usado na pálpebra superior (parte móvel dos olhos) se bem aplicado e na quantidade certa ele não vai acumular nas linhas.

4º passo: Depois, aplique a base na tonalidade de sua pele e pó para fixar.         

5º passo: Mais um truque para disfarçar as olheiras, é usar lápis para olhos. Ele ajuda a destacar os olhos, tirando a atenção da parte de baixo. Se você quer se maquiar e não deixar aparente, opte pelo lápis marrom. Ele destaca o make, sem chamar atenção. Para aplicar é simples. Passe a ponta do lápis levemente inclinada de baixo para cima "pintando" os cílios inferiores ou por baixo deles e esfume essa linha até ficar uniforme. Limpe os excessos com um cotonete e deixe uma linha fina na região dos cílios. Se você tem olhos pequenos, passe somente do canto externo até um pouco mais do que a metade (a metade seria a íris). Agora, se você tem olhos maiores, passe até o final, no cantinho do olho. Finalize aplicando máscara para cílios.

6º passo: Pronto! A maquiagem ficou pronta e as olheiras devidamente disfarçadas. Agora é só caprichar no batom e arrasar por aí!

 

Fotos: Micheline Garcia
Modelo: Zilda Carvalho 
Maquiagem: Felipe Prochmann
Agradecimentos: Centro Europeu Profissões e idiomas (www.centroeuropeu.com.br)

 

Publicado em: 26/05/2010    Por: Equipe Portal da Maquiagem


Indique o Portal da Maquiagem
Indicar para mais amigos
AVON
Copyright © 2008 Avon Products, Inc.