Portal da Maquiagem

Teoria das cores


Veja as dicas dadas pela maquiadora Vanessa Rozan e aprenda a usar a teoria das cores para corrigir a pele.

 

 

A teoria das cores, através do círculo cromático, nos ensina como combinar ou neutralizar uma cor com outra. Muita gente já viu esse círculo numa aula de artes plásticas e, para quem não o conhece, saiba que é uma ótima ferramenta para todos os profissionais que trabalham com cor.

Sei que a escolha da cor certa do corretivo é sempre um dos pontos mais críticos da pele. Muita gente acha que o mais claro é o que cobre mais, ou o mais grosso, ou até o mais caro. Sinto-lhes informar que todas acima estão erradas.

A cor certa de corretivo para você ou para a maquiagem que está fazendo é sempre aquela da mesma altura de tom da pele. Ou seja, nem mais claro, nem mais escuro. O que diferencia é que o subtom do corretivo , na maioria das vezes, não é o mesmo que a cor da pele.

Calma, respire. Parece difícil, mas fica fácil com a ajuda da roda das cores. Em teoria, as cores opostas ou complementares se neutralizam se sobrepostas. Ou seja, se você olhar no círculo cromático e escolher uma cor, a cor que está oposta a ela é a cor que a neutraliza. Por isso existe o corretivo colorido, para neutralizar cores intensas na pele como tatuagens, rosáceas, hematomas etc. Um exemplo conhecido é o do corretivo verde que neutraliza os tons vermelhos do rosto, muito usado no caso da rosácea.

Para olheiras e espinhas, não é necessário ir tão longe. Um corretivo na altura do tom de pele vai dar conta do recado. O que você deve observar é que, em geral, os produtos têm subtons mais rosados, alaranjados ou amarelados. O subtom é o ingrediente que vai neutralizar o também subtom da pele, no caso, as olheiras.

Por que não usar a mesma cor da base? Essa é uma pergunta freqüente. As olheiras não são da mesma cor do resto da pele, e por isso merecem uma cor diferente que irá corrigir essa diferença de tons.

Bom, agora vocês sabem a teoria, mas antes de sair aplicando corretivo amarelo em meio mundo, repare que a olheira não é violeta. Ela pode ser violeta avermelhada, o que pede um corretivo mais amarelado (ou seja, que tem mais verde na composição). Ou ela pode ser violeta-azulado, que é o que acontece com a maioria das mulheres,. Como a cor é fria, pede outra quente para neutralizá-la. Ai entram os corretivos cor de pele alaranjados. Esses operam milagres nas olheiras (risos)!!

Lembre-se que para comprar o corretivo certo para você, ele deve ser testado nos olhos, e não na mão ou no rosto.

Divirta-se com sua roda das cores!


Indique o Portal da Maquiagem
Indicar para mais amigos
AVON
Copyright © 2008 Avon Products, Inc.